quinta-feira, 8 de junho de 2017

Concurso TJ-MG 2017: pode ser tema de prova função do 'se'




Especialistas garantem que para conseguir a aprovação em concursos públicos é necessário começar a se preparar de forma antecipada, uma vez que os conteúdos são extensos e o tempo é curto. Pensando nisso, FOLHA DIRIGIDA conversou com a professora Tatiana Rodrigues, que leciona Língua Portuguesa no Super Professores.

A docente diz que é importante os candidatos se atentarem para um conteúdo bastante cobrado e presente em diversas questões: função do 'se'. Segundo Tatiana, a Consulplan, organizadora, costuma cobrar muito esse tipo de assunto. "Na verdade o 'se' exerce inúmeras funções. Mas a banca costuma cobrar sempre os mesmos." Assim, é possível que o candidato vá para a prova já sabendo o que será cobrado.

Professora explica com exemplos. Veja!


Com relação à conjunção integrante, a professora Tatiana explica que o candidato pode substituir a estrutura que o 'se' inicia pela palavra "isso". Tatiana comenta que, caso seja possível substituir o 'se' ou o 'que' por essa expressão destacada, o candidato consegue matar o enunciado. Por exemplo, "Sidcley contou se vai fazer essa prova?". A professora diz que o concorrente pode substituir toda a estrutura após a palavra "se" pela expressão "isso", o que o torna uma conjunção integrante.

Segundo a docente, a banca também costuma cobrar bastante o 'se' como conjunção condicional, que é possível substituir mentalmente pela palavra "caso". Um exemplo para essa situação seria: se fulano estudasse, passaria no concurso. Logo, o participante ao se deparar com essa frase poderá trocar o 'se' pela palavra "caso" e descobrir que se trata de uma conjunção condicional.


Outra dica importante que a especialista deixa aos estudantes é que a Consulplan trabalha muito as questões em cima do pronome oblíquo átono, no qual é estudado dentro da colocação pronominal. Nesse caso, basta o participante lembrar do esquema que envolve a próclise (se colocado antes do verbo), mesóclise (aparecendo no meio do verbo) ou então após o verbo fazendo a ênclise.




Serviço:

Outras Informações – Aqui
  Concursos Públicos Aqui
Dicas para Concursos - Aqui

Para mais informações consulte o nosso blog.

SHARE THIS

Autor:

No RD5 Notícias maior blog de informações sobre concursos públicos, esportes, entretenimento política, tecnologia e negócios você fica por dentro das principais e últimas notícias do dia, além de assuntos relacionados ao Mundo do Brasil e da Bahia para seu conhecimento diário.

0 comentários: