sábado, 9 de dezembro de 2017

Concurso Polícia Civil-SP 2018: saiba como é a progressão dos cargos



A Polícia Civil de São Paulo (PC-SP) irá realizar concurso para 2.750 vagas em diversos cargos da 3ª classe. As oportunidades são de níveis médio e superior, com salários que chegam a R$10.124. O concurso já está autorizado pelo governador Geraldo Alckmin desde o dia 1° de novembro.

Mas você, concurseiro, sabe como é feita a progressão dos cargos na Polícia Civil? Para entender como são as promoções do órgão é preciso saber primeiro quantas classes existem na PC-SP. De acordo com a Lei Complementar N°1.151 de 25 de outubro de 2011, a estrutura para efeito de escalonamento e promoção é dividida em quatro classes, sendo elas hierarquicamente:

3ª Classe;
2ª Classe;
1ª Classe;
Classe Especial

Os aprovados no novo concurso da Polícia Civil de São Paulo serão nomeados em caráter de estágio probatório com duração de três anos de efetivo exercício, obrigatoriamente nas unidades territorias da Polícia Judiciária e da Polícia Técnico Científica da Polícia Civil. Durante o período do estágio probatório, os policiais serão avaliados semestralmente nos seguintes quesitos:

Aprovação no curso de formação técnico-profissional;

  • Conduta ilibada, tanto na vida pública quanto na privada;
  • Aptidão;
  • Disciplina;
  • Assiduidade;
  • Dedicação ao serviço;
  • Eficiência;
  • Responsabilidade

Curso de formação é por três meses

O curso de formação de técnico profissional tem duração mínima de três meses. Para ser aprovado no curso, o policial civil deverá obter nota mínima de 50% do total de cada disciplina. As promoções serão realizadas pelo Conselho da Polícia Civil por meio dos critérios de idade e merecimento, sendo feita apenas uma promoção por semestre.

A progressão dos policiais até a 1ª classe se dá por diversos critérios estabelecidos pela Polícia Civil. Para a Classe Especial é apenas por merecimento. O número de policiais que terão promoções é limitado pelo número de vagas existentes, em cada uma das classes das carreiras.

Requisitos para concorrer a pomoção

Para concorrer a progressão na carreira, o policial deve estar em exercício efetivo na Secretaria de Segurança Pública ou estar afastado, regularmente, para exercer cargo de interesse estritamente policial. Além de ter cumprido quatro anos de efetivo exercício na 3ª classe e quatro na 2ª e na 1ª classe.

Na promoção para a Classe Especial, que se dá por merecimento, o policial deverá preencher os seguintes critérios: estar na primeira metade da lista de classificação da classe em que se encontra, estar em exercício efetivo na Secretaria de Segurança Pública ou estar afastado regularmente e não ter sofrido punição disciplinar. Outro requisito que o policial deverá cumprir é o tempo de 20 anos na carreira.

Além disso, o policial civil poderá ser promovido à Classe Especial, mesmo que não haja vagas. Para isso, ele deverá ter 15 anos de carreira na 2ª classe da carreira e 25 anos na 1ª classe. Para este último é considerado o tempo de estágio probatório. A promoção é realizada semestralmente nos meses de março e setembro, de cada ano.

Edital do concurso está previsto para janeiro

Apesar de não haver uma previsão de quando a organizadora do concurso será escolhida, a assessoria da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo informou que os sete editais da seleção devem sair em janeiro. A comissão do concurso já está formada e concentrada na elaboração dos editais.

O delegado geral, Youssef Abou Chahin, em entrevista à FOLHA DIRIGIDA, contou que a expectativa é pela definição da organizadora, que deve ser escolhida ainda neste ano. "A Academia de Polícia vai definir o critério de escolha da empresa para a primeira fase. É necessário saber o método que ela adotará e se será possível abrir inscrições para todas as carreiras simultaneamente. Estamos correndo para definir isso até janeiro."


Veja dicas para quem pretender fazer o Concurso PC-SP. No vídeo, você confere informações sobre:

Detalhes do Concurso PCSP

  • Orçamento – são mais de R$100 milhões destinados exclusivamente à Polícia Civil.
  • Oportunidades – são 2.750 vagas distribuídas entre sete cargos.
  • Edital – serão publicados 7 editais, uma para cada oferta.
  • Etapas – o concurso de nível médio terá quatro etapas e o de nível superior, cinco a sete.
  • Banca – Vunesp





Serviço:

Outras Informações – Aqui
  Concursos Públicos Aqui
Dicas para Concursos - Aqui

Para mais informações consulte o nosso blog.

SHARE THIS

Autor:

No RD5 Notícias maior blog de informações sobre concursos públicos, esportes, entretenimento política, tecnologia e negócios você fica por dentro das principais e últimas notícias do dia, além de assuntos relacionados ao Mundo do Brasil e da Bahia para seu conhecimento diário.

0 comentários: