sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Análise do último concurso PC-BA: novo edital em breve



O concurso da Polícia Civil da Bahia é um dos mais aguardados para o final deste ano. Segundo o governador, o edital com mais de mil vagas pode sair até a sexta, 15 de dezembro. Entretanto, alguns especialistas recomendam o estudo antes do início da seleção.

Concurso PC-BA: novo edital está próximo

O último concurso foi realizado em 2013 pelo Cebraspe. Foram 600 vagas para os cargos de delegado (100), escrivão (100) e investigador (400). Para se inscrever para o cargo de delegado, o requisito era ter nível superior em Direito. Já para escrivão e investigador era necessário graduação em qualquer área.

Último concurso PC-BA: mais de 45 mil inscritos

Ao todo, foram 45.553 inscritos, sendo 16.413 para delegado, 6.662 para escrivão e 22.478 para investigador. Descubra como estudar para concurso público.

Prepare-se: Apostila Concurso PC-BA 2018 Policia Civil BA PDF Grátis Download - (AQUI)!


Na primeira etapa, todos os candidatos passaram por provas objetivas de 100 questões sobre conhecimentos gerais e específicos. Eles tiveram de quatro a cinco horas, dependendo do cargo, para mostrar conhecimentos de diversas disciplinas.

Conhecimentos gerais (todos os cargos):


  • Língua Portuguesa
  • Informática
  • Promoção da igualdade racial e de gênero e medicina legal

Conhecimentos específicos (delegado):

  • Direito Penal
  • Direito Processual penal
  • Legislação Penal e Processual Penal Extravagante
  • Direito Constitucional
  • Direito Administrativo
  • Direito Civil
  • Noções de Direito Eleitoral
  • Noções de Direito Agrário

Conhecimentos específicos (escrivão e investigador):


Noções de Direito Penal,
Noções Direito Processual Penal
Noções de Direito Constitucional
Noções de Direito Administrativo

Foi considerado reprovado, o candidato que se enquadrou em pelo menos uma dessas situações:

a) obteve nota inferior a 6,00 pontos na prova objetiva de conhecimentos básicos (P1);

b) obteve nota inferior a 21,00 pontos na prova objetiva de conhecimentos específicos (P2);

c) obteve nota inferior a 30,00 pontos no conjunto das provas objetivas.

No mesmo dia da avaliação objetiva, foi aplicada uma prova discursiva, que consistiu em duas questões e uma peça cautelar (somente delegado). Somente foi corrigida a prova dos candidatos aprovados nas objetivas e classificados em até seis vezes o número de vagas por cargo.

Homens:


  • Teste dinâmico de barra – Três repetições, no mínimo
  • Teste de flexão abdominal – 36 repetições, no mínimo
  • Teste de corrida de doze minutos – distância mínima a ser percorrida de 2.400m
  • Mulheres:
  • Teste estático de barra – Dez segundos em suspensão, no mínimo
  • Teste de flexão abdominal – 27 repetições, no mínimo

Teste de corrida de doze minutos – distância mínima a ser percorrida de 1.800m
Quer saber como se dar bem na avaliação de aptidão física?

Exames médicos, psicotécnicos e de títulos

Após esta etapa, foi aplicada uma avaliação médica para verificar se o candidato possui boa saúde física e psíquica para suportar os exercícios físicos que seriam submetidos durante o curso de formação de policiais civis, além das tarefas típicas da carreira.

Os aprovados, ainda passaram pelo teste psicotécnico. Só foi aprovado, o candidato que demonstrou características de personalidade, capacidade intelectual e habilidades específicas de acordo com o perfil exigido para o exercício dos cargos.

Prepare-se: Apostila Concurso PC-BA 2018 Policia Civil BA PDF Grátis Download - (AQUI)!


Na etapa seguinte, os aprovados tiveram que entregar os títulos. Esta avaliação contou ao todo quatro pontos.

Lembrando que as provas objetiva e discursiva foram realizadas nas cidades de Barreiras, Itabuna, Juazeiro, Salvador e Vitória da Conquista. Já os exames biomédico, físico, psicotécnico e avaliação de títulos em Salvador.

Curso de formação é a última etapa

E por fim, a investigação social. Atualmente, alguns candidatos ainda passam por estas etapas e o curso de formação ainda não foi iniciado. Após a publicação do resultado final do concurso e a homologação, os aprovados serão convocados para o curso de formação de policias civis. O curso pode ser realizado em qualquer dia, inclusive sábados, domingos e feriados e em qualquer horário.

A duração média do curso é de quatro meses. Durante a realização do curso, os alunos receberão ajuda de 50% do vencimento básico da classe inicial do cargo. Os ganhos de delegado são de R$10.778,77. Estes valores podem incluir o vencimento básico, Gratificação de Atividade Jurídica (GAJ) e outras vantagens.

Já escrivão e investigador possuem ganhos de R$3.568,61. Estes profissionais têm direito a Gratificação de Atividade de Polícia Judiciária (GAPJ) e vantagens pela jornada de trabalho de 40 horas semanais. O concurso terá validade de um ano, podendo dobrar.

Próximo edital já pode vir com rejuste salarial

Vale ressaltar que o governo da Bahia publicou, no Diário Oficial da terça-feira, 5 de dezembro, a Lei 13.810/2017, que altera a estrutura remuneratória das carreiras da Polícia Civil.

De acordo com a lei, nenhum servidor da segurança pública da Bahia terá soldo ou vencimento básico abaixo do valor do salário-mínimo. Na Polícia Civil, as carreiras contempladas serão de investigador, escrivão e delegado. A previsão é que os futuros servidores já desfrutem do reajuste.

Prepare-se: Apostila Concurso PC-BA 2018 Policia Civil BA PDF Grátis Download - (AQUI)!







Serviço:

Outras Informações – Aqui
  Apostila PC BA 2018 Aqui
Dicas para Concursos - Aqui

Para mais informações consulte o nosso blog.

SHARE THIS

Autor:

No RD5 Notícias maior blog de informações sobre concursos públicos, esportes, entretenimento política, tecnologia e negócios você fica por dentro das principais e últimas notícias do dia, além de assuntos relacionados ao Mundo do Brasil e da Bahia para seu conhecimento diário.

0 comentários: