sábado, 25 de novembro de 2017

Onde juiz trabalha? Saiba como é o concurso de ingresso na carreira




Onde um juiz trabalha? O que faz um juiz? Como ingressar na carreira? Esse é o sonho de milhares de pessoas, mas a única forma de ingressar na carreira é por meio de concursos públicos, temidos pelo alto grau de dificuldade.

Na novela "Outro lado do paraíso", da Rede Globo, a personagem Raquel (interpretada por Erika Januza), que era empregada doméstica, dedicou-se aos estudos e venceu o desafio ao tornar-se juíza e ser aprovada em primeiro lugar em um concurso.

Assim como na ficção, pode parecer difícil conquistar a aprovação nos concursos de magistratura, mas não é impossível.

Como funciona um concurso de juiz?

Para começar, você sabe quais são as etapas para se tornar um juiz, onde trabalha um juiz, quais são as exigências e salários?


Aline Leporaci foi aprovada no
concurso para juiz do TRT-RJ 2013
Conversamos com a juíza do Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro (TRT-RJ) e professora de Direito do Trabalho, Aline Leporaci, para descobrir os detalhes da carreira.

Ela foi aprovada em 2013, depois de cinco tentativas para ingressar no cargo. Duas vezes no Rio de Janeiro, duas em São Paulo e uma em Santa Catarina.

Fazer a diferença para sociedade e a busca pela estabilidade financeira foram os motivos pelos quais Aline decidiu prestar os concursos. Hoje em dia, exercendo a magistratura, ela encontra-se realizada.

"No meu trabalho diário realizo audiências, faço despachos, recebo advogados, expeço alvarás de pagamento, minuto decisões das mais variadas fases dos processos", detalha a juíza do TRT-RJ.

Onde um juiz trabalha?

Segundo o site do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a carreira de magistrado permite atuação na Justiça Estadual, Justiça do Trabalho, Justiça Federal e Justiça Militar. Confira os detalhes:
  • Justiça Estadual
  • - Tribunais de Justiça, existentes nos 27 estados brasileiros;
  • Justiça do Trabalho
  • - Tribunais Regionais do Trabalho;
  • Justiça Federal
  • - Tribunais Regionais Federais;
  • Justiça Militar
  • - Tribunais de Justiça Militar.

O que é preciso para ser juiz?

Os editais dos concursos para magistratura podem trazer exigências específicas para ingressar na carreira. Mas, a princípio, é preciso ter idade mínima de 25 anos, graduação em Direito e, pelo menos, três anos comprovados de atuação na prática jurídica.

Quais são os salários e benefícios do juiz?

A carreira de juiz também é conhecida pelos altos salários. Por exemplo, o edital para magistratura do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS), publicado no início de novembro, oferece vencimentos de R$ 22.213,44.

Além dos ótimos salários, os Tribunais também oferecem auxílio-refeição e ainda podem fazer parte do plano de saúde conveniado aos órgãos.







Serviço:

Outras Informações – Aqui
  Concursos Públicos Aqui
Dicas para Concursos - Aqui

Para mais informações consulte o nosso blog.

SHARE THIS

Autor:

No RD5 Notícias maior blog de informações sobre concursos públicos, esportes, entretenimento política, tecnologia e negócios você fica por dentro das principais e últimas notícias do dia, além de assuntos relacionados ao Mundo do Brasil e da Bahia para seu conhecimento diário.

0 comentários: