quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Concurso TRE-RJ 2017: prova do técnico administrativo tem seis questões problemáticas



Será encerrado nesta quarta-feira, dia 29, o prazo para recursos contra os gabaritos preliminares das provas objetivas do concurso TRE-RJ 2017. Os candidatos que discordaram das respostas oficiais preliminares, divulgadas na última segunda, 27, podem recorrer no site da Consulplan, organizadora.

Segundo professores do curso Degrau Cultural, há seis questões problemáticas na avaliação do técnico administrativo do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, passíveis de recurso. De acordo com os especialistas, três podem ser anuladas e outras três ter o gabarito alterado.

Levando em conta o caderno de questões azul, os itens problemáticos são 9 e 10, de Português, 41, 45 e 48, de Direito Eleitoral, e 61, de Administração Pública.

Em Português, a professora Tatiana Rodrigues fez as análises. Na questão 9, sobre interpretação do texto de Gregório Duvivier, ela pede a troca do gabarito da B para a A.

.Concurso TRE-RJ: aplicação à tarde teve 38% de faltosos


"Se o texto expressa comportamentos, há que se falar em crônica", explicou. Na 10, de a especialista enxerga necessidade de troca de gabarito, de B para A.

"Percebe-se no gabarito uma dupla possibilidade de compreensão, tanto semântica quanto sintática. No entanto, a alternativa A só possibilita uma leitura, que altera a semântica original, transformando o relógio em um lugar exclusivo – o que não acontecia antes da inserção das vírgulas. Por haver uma única possibilidade de compreensão na letra A, alterando o sentido original para uma ideia de exclusividade e, no gabarito oficial, haver outra possibilidade de leitura que nada modifica e que, sintaticamente, se faz correta, pede-se a alteração do gabarito para a letra A", comentou.

Em Direito Eleitoral, disciplina com mais questões problemáticas, as análises são de Henrique Sartori. Segundo ele, três são passíveis de recurso. A 41, sobre funções eleitorais do Ministério Público, deve, de acordo com o professor, ser anulada. "O artigo 76, § 2º da Lei Complementar 75/93. não é citada no conteúdo programático constante do edital", afirmou.

.Concurso TRE-RJ: provas para analista são aplicadas e têm 43% de faltosos


Na 45, sobre partidos políticos, o gabarito divulgado está errado. "O gabarito correto é a letra C pois se um partido pretende lançar 14 candidatos, no mínimo 30% deve ser de um sexo." O item 48, sobre Eleições, também é problemático, exigindo anulação. "Essa questão tem duas opções corretas: A e B. A letra A faz referência ao art. 13, § 3º da Lei 9.504/97. Já a letra B refere-se ao art. 13, § 1º da Lei 9.504/97", comentou.

Professor de Administração, Wiliam Rangel enxergou uma questão com erros. É a 61, sobre sistema de pedidos. "Está ocorrendo uma visão limitada da banca ao indicar o gabarito na letra A (percepções conflitantes), que é apenas uma evidência óbvia do que está na última frase do enunciado. Há também uma visão mais ampla, mais técnica, mais especializada, que evidencia que a alternativa D (flutuações exageradas da demanda ao longo do tempo) também está correta", explicou.

Será aprovado na prova objetiva quem conseguir seis pontos em Conhecimentos Gerais (peso um) e seis em Conhecimentos Especificos (peso três). Terá a redação (técnico administrativo) ou o estudo de caso (demais cargos) corrigidos quem se classificar dentro do limite estabelecido no edital. Para técnicos administrativos, 600 terão a redação corrigida.

O resultado da prova, segundo o presidente da Consulplan, Elder Abreu, está previsto para sair até o fim do ano. Os candidatos responderam 65 questões objetivas, 25 de Conhecimentos Gerais (peso um) e 40 de Conhecimentos Específicos (peso 3).

As disciplinas variaram de acordo com o cargo. O concurso TRE-RJ é destinado a preencher 11 vagas, com perspectiva de muitas chamadas durante o prazo de validade do concurso, de dois anos, podendo chegar a quatro.

Os destaques do concurso são os cargos de técnico da área administrativa (nível médio e R$7.260,41), com sete vagas e 600 no cadastro de reserva, e analista administrativo (superior em qualquer área e R$11.345,90), com 400 no cadastro. Saiba todos os detalhes da seleção.




Serviço:

Outras Informações – Aqui
  Concursos Públicos Aqui
Dicas para Concursos - Aqui

Para mais informações consulte o nosso blog.

SHARE THIS

Autor:

No RD5 Notícias maior blog de informações sobre concursos públicos, esportes, entretenimento política, tecnologia e negócios você fica por dentro das principais e últimas notícias do dia, além de assuntos relacionados ao Mundo do Brasil e da Bahia para seu conhecimento diário.

0 comentários: