quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Concurso PM MA: soldado revela detalhes da carreira


Naelson passou no concurso PM-MA em 2013

Com as inscrições encerradas, o concurso da Polícia Militar do Maranhão contempla 1.214 vagas imediatas, mais cadastro de reserva, para os cargos de soldado e 1° tenente. Apesar de um problema na emissão do boleto bancário para as taxas de inscrição nesta última semana, o cronograma segue sem alteração.


Com remuneração de R$4.019,62, um soldado da PM-MA trabalha com jornadas de dedicação integral. Atualmente, o requisito para entrar na polícia é nível médio ou curso técnico, além de carteira de habilitação, no mínimo, categoria “A” ou “B”.

Concurso PM-MA: soldado revela suas atividades diárias

O soldado Naelson Lemos, de 30 anos, disse que passou no concurso PM-MA em 2013. Ele conta que graças à seleção conciliou sua vocação de ser policial, trabalhando na rua, com a tão sonhada estabilidade empregatícia.

Suas atividades diárias estão ligadas ao policiamento ostensivo e preventivo de viaturas no BPTur – Batalhão de Turismo. Além disso, os soldados da sua área também são empregados em operações integradas com outras polícias e órgãos, como o Ministério Público.

“Nossa área de policiamento é parte da orla marítima e centro histórico (área turística) da capital, São Luís, que é patrimônio histórico e cultural da humanidade”, explicou. Confira ainda um e-book com 10 dicas para passar em concursos públicos.

Aprovado desde 2013, Naelson declara que a profissão o exige ser policial por 24 horas. “A todo momento temos que fazer a leitura de iminentes perigos que podemos enfrentar em diferentes ambientes e situações”, explicou.

Candidatos devem ficar cientes dos riscos

Quando questionado sobre quais foram as maiores dificuldades que passou na carreira, o soldado declara que já perdeu alguns amigos em circunstâncias inesperadas. Além disso, teve que enfrentar várias situações com risco de morte.

Ele lembra que certa vez surgiu uma ocorrência na periferia de São Luiz, quando roubaram um veículo de um policial militar e o fizeram refém. “Estávamos na viatura, saímos em perseguição e prendemos o suspeito”, contou.

Entenda como funciona a ascenção na PM-MA

Já em relação a ascensão profissional, o soldado alerta que se dá por meio de promoções que acontecem durante o tempo de serviço, antiguidade ou merecimento.

No caso da patente de um soldado da PM-MA, nos últimos anos houve avanços significativos como a redução do tempo (interstício) para os profissionais serem promovidos à graduação de cabo.

Naelson afirma que antes os soldados esperavam mais de dez anos pela ascensão. Já hoje, é possível a promoção a cabo após cinco anos na patente de soldado, o que gera um significado de valorização e reconhecimento do trabalho.

Outra mudança ocorreu este ano em que foi aprovada uma medida provisória que altera o estatuto de praças, permitindo que os mesmos possam chegar até ao posto de major do quadro de Oficiais Administrativos (QOA) e Quadro de Oficiais Especialistas(QOE).






Serviço:

Outras Informações – Aqui
  Concursos Públicos Aqui
Dicas para Concursos - Aqui

Para mais informações consulte o nosso blog.

SHARE THIS

Autor:

No RD5 Notícias maior blog de informações sobre concursos públicos, esportes, entretenimento política, tecnologia e negócios você fica por dentro das principais e últimas notícias do dia, além de assuntos relacionados ao Mundo do Brasil e da Bahia para seu conhecimento diário.

0 comentários: