sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Concurso Petrobras 2017: gerente de RH fala sobre benefícios e contratações




As inscrições no Concurso Petrobras 2017 terminam nesta segunda-feira, dia 4 de setembro. Um dos principais atrativos para quem vai concorrer às vagas do edital é a série de benefícios que a estatal oferece.

Em entrevista, o gerente executivo de Recursos Humanos da Petrobras, José Luiz Marcusso, falou sobre vários desses benefícios. São vários os atrativos para participar da disputa pelas vagas. Um dos destaques é a assistência multidisciplinar de Saúde, que engloba atendimento ambulatorial, hospitalar, psicológico, fonoaudiológico, farmacêutico, nutricional e odontológica. "Fazem jus ao benefício os empregados, aposentados, pensionistas e seus dependentes diretos."


Diretor de RH da Petrobras, José Luiz Marcusso, fala sobe benefícios oferecidos pela Petrobras José Luiz Marcusso diz que disse que Petrobras continuará a realizar concursos, mesmo com a "Lei das Terceirizações."



O gerente executivo também disse que, mesmo com a aprovação recente da chamada "Lei das Terceirizações", a Petrobras vê como estratégica a realização de concursos para dar conta das necessidades de pessoal da empresa.

"A Petrobras, em conformidade com o disposto no artigo 37 da Constituição da República Federativa do Brasil, se submete a uma série de regras e princípios atinentes à Administração Pública, na qualidade de sociedade de economia mista. Entre esses princípios, está a realização de concurso público para preenchimento de seus quadros, o que não foi alterado pela lei 13.429/17 (Lei de Terceirizações)", enfatiza Marcusso.

ENTREVISTA — Qual a demanda de profissionais, nos cargos ofertados no processo seletivo, em cada um dos estados abrangidos pelo edital? Quais devem ter prioridade nas convocações?
José Luiz Marcusso — A demanda é aquela indicada no edital do processo seletivo, totalizando 159 vagas nos cargos/polos indicados. Para esse público, as admissões deverão ocorrer de forma imediata. Contudo, é importante ressaltar que, durante a validade do cadastro, caso surjam novas necessidades de ingresso, esse quantitativo poderá ser incrementado.

Quantas aposentadoria ocorrem esse ano e quantas a empresa estima que serão realizadas até terminar a validade do concurso?
Os programas de desligamento voluntário lançados em 2014 e 2016 já desligaram mais de 15 mil empregados. Este ano, ainda há a previsão de cerca de 300 desligamentos em diversas carreiras. Nesse ponto, é muito importante esclarecer uma questão que sempre gera dúvidas. Na Petrobras, a ocorrência de um desligamento não implica na obrigação de um ingresso, como acontece no funcionalismo público.

A empresa tem planos de abrir novo concurso para essa área ainda em 2017 ou mesmo ao longo de 2018, em especial para cargos que exigem nível médio?
A Petrobras realiza processos seletivos quando é identificada demanda de pessoal, sempre vinculada ao seu planejamento estratégico. No momento, a companhia está focada no edital vigente.

A lei das terceirizações abriu mais espaço para contratações dessa natureza no setor público. Ainda assim, a Petrobras enxerga como fundamental fortalecer seu quadro de funcionários permanentes por meio de concursos periódicos?
Sim. Não é estratégico para a Petrobras a contratação de serviço para todas as suas atividades. Dessa forma, a companhia deve continuar realizando processos seletivos sempre que identificadas necessidades de pessoal, em alinhamento com seu plano de negócios e gestão. Além do mais, a Petrobras, em conformidade com o disposto no artigo 37 da Constituição da República Federativa do Brasil, se submete a uma série de regras e princípios atinentes à Administração Pública, na qualidade de sociedade de economia mista. Entre esses princípios, está a realização de concurso público para preenchimento de seus quadros, o que não foi alterado pela lei 13.429/17 (Lei de Terceirizações).

Poderia nos falar um sobre a assistência multidisciplinar de saúde a que os profissionais da Petrobras têm direito?
A AMS é um benefício concedido pela Petrobras, que oferece serviços de assistência à saúde nas áreas ambulatorial, hospitalar, psicológica, fonoaudiológica, farmacêutica, nutricional e odontológica, aos beneficiários nela inscritos, desde que preencham os requisitos para concessão do atendimento. Fazem jus ao benefício os empregados, aposentados, pensionistas e seus dependentes diretos, determinados por normas internas. Como regra geral, podem ser inscritos como dependentes cônjuges, companheiros, filhos, enteados e menores sob guarda em processo de adoção.

No edital, também são citados os seguintes benefícios: Programa de Assistência Especial, complementação do auxílio doença, benefícios educacionais para dependentes e auxílio farmácia. Poderia nos falar sobre eles?
O Programa de Assistência Especial (PAE) é um benefício que oferece recursos para a prestação de assistência especializada em habilitação, reabilitação e educação para pessoas com transtorno ou deficiência. Os benefícios educacionais da Petrobras têm o objetivo de contribuir para a formação e a instrução dos empregados e dos seus filhos.

Quais são os principais benefícios educacionais oferecidos pela Petrobras a seus funcionários?
Os benefícios são valores financeiros concedidos para reembolso com despesas escolares. São exemplos de benefícios educacionais: auxílio-creche, auxílio-acompanhante, Programa de Assistência Pré-Escolar, auxílio ensino fundamental, auxílio ensino médio e Programa de Complementação Educacional. Além destes benefícios, a companhia oferece o Programa Jovem Universitário, o Benefício Farmácia, a licença-maternidade de 180 dias a licença-paternidade de dez dias, entre outros.




Serviço:

Outras Informações – Aqui
  Concursos Públicos Aqui
Dicas para Concursos - Aqui

Para mais informações consulte o nosso blog.

SHARE THIS

Autor:

No RD5 Notícias maior blog de informações sobre concursos públicos, esportes, entretenimento política, tecnologia e negócios você fica por dentro das principais e últimas notícias do dia, além de assuntos relacionados ao Mundo do Brasil e da Bahia para seu conhecimento diário.

0 comentários: