quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Crise na segurança evidencia necessidade de concurso na PM-ES


Episódio que tem atraído olhares de todo o Brasil, a crise da segurança no Espírito Santo trouxe à tona um problema com o qual os servidores da Polícia Militar e dos Bombeiros do estado vêm sofrendo há tempos. Eles, que lutam por reajustes salariais, ainda sofrem os efeitos da sobrecarga de trabalho pelo déficit de pessoal. Um fator que evidencia a necessidade de recomposição dos quadros, por meio de novos concursos na PM-ES.

O último concurso da PM-ES para soldados aconteceu em 2013, com a validade de dois anos a partir da homologação, sem previsão de prorrogação. De acordo com um soldado da PM-ES do 6º batalhão, que não quis se identificar, os vencimentos deste cargo hoje giram em torno de R$2.600 (bruto). Após os descontos, este valor cai para cerca de R$2.100 e, com ele, os soldados ainda precisam arcar com os custos de transporte e alimentação, para que possam trabalhar.

Mas esses não são os únicos benefícios com os quais os soldados deveriam contar: adicionais noturno e de periculosidade também não constam no contracheque desses servidores. "Por mais que trabalhemos das 19 às 7h, não recebemos o adicional noturno. Sobre a periculosidade, o governo não considera o nosso trabalho perigoso", conta o servidor que não quis se identificar.

Além desses problemas, os servidores da PM ainda enfrentam, todos os dias, outro desafio: a falta de pessoal. De acordo com o vice-presidente da Associação de Cabos e Soldados da PM e Bombeiros do Espírito Santo, Noé da Matta Ribeiro, para que os soldados da PM atuem com tranquilidade, deveria haver cerca de 14 mil desses profissionais no quadro de pessoal da ativa. Número bem distante da realidade atual. "Hoje, eles somam entre 4 e 6 mil homens", explica.


E esse déficit tende a aumentar. Isto porque, ainda segundo Noé, cerca de 200 soldados devem se aposentar até o fim de 2018, agravando a situação. "Muitos militares estão se aposentando, e o quadro não está sendo reposto. Isso vai gerar, futuramente, um transtorno. No momento, talvez as pessoas não percebam a situação, mas nas próximas gestões, será sentida a queda do efetivo".

Em 2013, o edital elaborado pela organizadora Exatus exigia como requisito de escolaridade o ensino médio completo. A altura mínima exigida foi de 1,65m para homens e de 1,60 para mulheres. A oferta total foi de 2.123 vagas (sendo 500 em cadastro) e a avaliação dos inscritos ocorreu por meio de diversas etapas, tais como prova objetiva e redação, entrega de documentação, exames de aptidão física, psicossomático e de saúde, investigação social e curso de formação. O concurso atraiu mais de 45 mil inscritos.

A expectativa é de que, a partir desta crise que, inevitavelmente, levará a negociações entre o comando da PM-ES e o governador do estado, Paulo Hartung, possam ser atendidas algumas das reivindicações da categoria, bem como autorizar o início da elaboração de edital para a abertura de um novo concurso na PM-ES. Por isso, a FOLHA DIRIGIDA Online publica logo abaixo o programa oficial com as disciplinas cobradas no concurso para soldado da PM-ES, que servem como referência de estudos.
Veja programa do último concurso da PM-ES

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA OBJETIVA


HABILIDADES
Os itens do Exame Intelectual tem o intuito de avaliar habilidades que vão além de mero conhecimento memorizado, abrangendo compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação, valorizando a capacidade de raciocínio. Cada item do Exame Intelectual poderá abordar mais de um objeto de avaliação.

CONHECIMENTOS GERAIS
I. LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Fonologia: acentuação, divisão silábica, ortografia. 2 Morfologia: classes de palavras, plurais e femininos de substantivos e adjetivos (simples e compostos), flexões verbais, conjunção, principais verbos irregulares. 3 Sintaxe: regência nominal e verbal, crase, concordância verbal e nominal, emprego dos tempos e modos verbais, período simples e período composto, período misto. 4 Semântica: sinônimos e antônimos, conotação e denotação. 5 Pontuação. 6 Interpretação de textos. 7 Estrutura e formação das palavras.

II. MATEMÁTICA: 1 Conjunto numérico: operações com números inteiros, fracionários e decimais; problemas. 2 Proporções e divisão proporcional; Regra de Sociedade. 3 Regras de três simples e compostas. 4 Porcentagem. 5 Médias. 6 Juros simples. 7 Expressões algébricas; equações do 1º e do 2º graus. 8 Funções polinomiais de 1º e 2º graus; progressões aritméticas e geométricas. 9 Geometria plana, áreas das figuras: quadrado, retângulo, triângulo e círculo. 10 Volume de sólidos: paralelepípedo, cubo, cilindro e cone. 11 Relações métricas nos triângulos retângulos.

É necessário cadastrar seu e-mail abaixo para visualizar os arquivos e ter acesso completo ao conteúdo!

Cadastre eu e-mail para receber, atualizações, visualizar os arquivos e ter acesso completo ao conteúdo! 




Serviço:


Lista de Aprovados – Aqui
Gabarito do Concurso Aqui
Resultado Divulgado – Aqui

Para mais informações consulte o nosso blog.

SHARE THIS

Autor:

No RD5 Notícias maior blog de informações sobre concursos públicos, esportes, entretenimento política, tecnologia e negócios você fica por dentro das principais e últimas notícias do dia, além de assuntos relacionados ao Mundo do Brasil e da Bahia para seu conhecimento diário.

0 comentários: