terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Segredos para dar a volta por cima ao ser reprovado em um concurso

Segredos para dar a volta por cima ao ser reprovado em um concurso

Como se reerguer depois de não passar em um concurso público? Depois de um longo tempo de preparação, ver uma pontuação baixa deixa qualquer um frustrado e desanimado. Mas é possível sim dar a volta por cima, sair do baixo-astral e ver que há a "luz no fim do túnel". Qual é o segredo para isso? Confira os sete passos abaixo.
 
O coach Fernando Matias, do Coach de Concursos, deixa claro desde já. "Só conseguem a aprovação aqueles que não desistem. Os concurseiros pagam um preço muito elevado quando desistem dos seus sonhos. Para concursos públicos, estuda-se até passar. Se o candidato foi reprovado, significa simplesmente que o desempenho dele ainda não é o suficiente para ele ser aprovado. Ele deve analisar racionalmente sua prova, corrigir as questões erradas, fazer os ajustes necessários e seguir em frente", destaca. 
 
Ou seja, nada de ficar se achando inferior ou com menos nível intelectual do que os demais concorrentes! Afinal, é bem normal não passar de primeira. Você sabia disso? "É muito comum não conseguir a aprovação numa primeira prova. Há 15 ou 20 anos, era mais comum conseguir a aprovação de primeira. No entanto, atualmente a possibilidade disso acontecer é mínima, o que dependeria, em parte, do concurso a ser prestado, e consequentemente do nível de conhecimento e habilidade do candidato", revelou o especialista.

Focar em uma área específica pode ajudar os candidatos

Para quem foca em um determinado concurso e não conseguiu uma boa nota na prova decisiva, sentimentos como revolta e autocrítica permanecem por um tempo. Na visão de Matias, ao escolher manter o foco em um concurso específico, o candidato terá a vantagem de aprofundar cada vez mais naquela seleção, o que proporcionará a ele caminhar mais rápido para sua aprovação. Por outro lado, deve-se identificar a necessidade do candidato. Ele explica.
 
"Caso ele esteja com sua vida pessoal, familiar, financeira estruturada, pode aguardar a aprovação no concurso específico. Mas se passar por necessidades financeiras, seria interessante estudar para concursos semelhantes, desde que na mesma área, para que ele não se desvie totalmente do foco e se distancie ainda mais da aprovação." 
 
Mas se mesmo depois dessas dicas você ainda não está seguro de si mesmo, do seu potencial, o coach deixa mais algumas dicas poderosas para você arrasar.
 
* Primeiramente, tenha em mente que todos são capazes de serem aprovados, e portanto você também é capaz;
 
* Identifique quais dificuldades você vem enfrentando ao realizar as provas. Analise seu desempenho individual, por matéria, para saber se em algum ponto específico precisa fazer correções;
 
* Você precisa compreender que para conseguir um resultado diferente, precisa fazer algo diferente. Olhe para pontos como sua metodologia de estudos, seu material e plano de estudos. Foco e disciplina será fundamental para virar esse jogo;
 
* Pode ser que o desgaste dessa jornada já seja grande e, com isso, você esteja precisando de um apoio emocional para superar as dificuldades e se fortalecer. Você pode procurar ainda a orientação de um coach, profissional que poderá ajudá-lo nessa caminhada, que entre outros, trabalhará os aspectos emocionais, essenciais para a sua aprovação.

7 passos para você dar um final feliz a sua  trajetória

É necessário cadastrar seu e-mail abaixo para visualizar os arquivos e ter acesso completo ao conteúdo!
 


Serviço

Curso Grátis – Aqui
Apostila Grátis em PDF Aqui
Video Aulas Grátis – Aqui

Para mais informações consulte o nosso blog.

SHARE THIS

Autor:

No RD5 Notícias maior blog de informações sobre concursos públicos, esportes, entretenimento política, tecnologia e negócios você fica por dentro das principais e últimas notícias do dia, além de assuntos relacionados ao Mundo do Brasil e da Bahia para seu conhecimento diário.

0 comentários: