quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Pedido de concurso de agente da PF já está no Planejamento!

Pedido de concurso de agente da PF já está no Planejamento!

A demanda da Polícia Federal de concurso 2017 PF para agente e escrivão já está em análise no Ministério do Planejamento. O assunto está sendo tratado em dois processos, que tramitam em conjunto desde que foram protocolados, no fim de setembro do ano passado. O órgão deseja ainda preencher vagas nos cargos de delegado e perito. Nesse caso, a demanda já estava no Planejamento.
Os processos que tratam de concurso 2017 PF para agente e escrivão chegaram a passar por alguns setores do Planejamento assim que foram protocolados, mas estão desde o início de outubro em uma coordenação da Secretaria de Gestão de Pessoas e Relações do Trabalho no Serviço Público (SEGRT). Apesar disso, foi apenas no último dia 11 que a PF informou, em primeira mão ter encaminhado a documentação.
E segundo as informações obtidas pela reportagem a demanda foi inclusive reiterada um dia antes, no dia 10, pelo diretor-geral da PF, Leandro Daiello, que autorizou o concurso para 1.200 vagas nos dois cargos (600 para cada), conforme é permitido pelo Decreto 8.326/14.

PF: entenda trâmite para abertura do concurso

Para delegado e perito, a PF pretende oferecer concurso com 558 vagas, sendo 491 e 67, respectivamente. Ao todo, o órgão quer abrir concurso para 1.758 vagas. Mas apesar da suposta autonomia, a realização dos concursos segue condicionada a manifestação favorável do Ministério do Planejamento, que precisa confirmar a existência de verba para o preenchimento das vagas.

Policia Federal - PF
O vice-presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Flávio Werneck, se disse surpreso com os planos  de concurso da PF, mas reforçou que a necessidade de novas contratações existe e que a entidade irá inclusive buscar a ampliação da quantidade de vagas para agente e escrivão. Em julho do ano passado, o presidente da Fenapef, Luís Boudens, afirmou que o déficit à época era de pelo menos 6 mil policiais apenas no cargo de agente.
No caso de delegado, a Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) já ressaltou que as 491 vagas esperadas  correspondem a cerca de 30% do efetivo total, que é de aproximadamente 1.700 delegados. Ainda segundo a ADPF, cerca de 400 delegados podem se aposentar nos próximos dois a três anos, o que reforça a urgência de concurso.
A efetivação desses concursos 2017 da PF pode ainda ser favorecida pela reforço pretendido pelo governo federal para a área de segurança pública, em razão da crise desencadeada por rebeliões em penitenciárias estaduais pelo país.
E a autonomia para a realização de concursos garantida no Decreto 8.326/14, faz inclusive com que o órgão seja considerado,  ao menos na teoria, uma exceção à política de suspensão de concursos no poder Executivo federal, embora venha tentando, sem sucesso, desde 2015 a abertura de concurso para delegado e perito. A expectativa é que esse panorama seja revertido agora.

Confira requisitos e remunerações na Polícia Federal

É necessário cadastrar seu e-mail abaixo para visualizar os arquivos e ter acesso completo ao conteúdo!
Cadastre eu e-mail para receber, atualizações, visualizar os arquivos e ter acesso completo ao conteúdo! 




Serviço:


Curso Grátis – Aqui
Apostila Grátis em PDF Aqui
Video Aulas Grátis – Aqui

Para mais informações consulte o nosso blog.

SHARE THIS

Autor:

No RD5 Notícias maior blog de informações sobre concursos públicos, esportes, entretenimento política, tecnologia e negócios você fica por dentro das principais e últimas notícias do dia, além de assuntos relacionados ao Mundo do Brasil e da Bahia para seu conhecimento diário.

0 comentários: