terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Janeiro já está acabando... E o que você tem feito pra passar num concurso em 2017?




Janeiro já caminha para seus últimos dias. Prestes a encerrar o primeiro mês, o fato é que 2017 ainda está começando. Se o Natal passou batido, e o Ano Novo serviu apenas para confraternização, ainda cabe aqui a pergunta? Você, concurseiro que nos lê, já refletiu sobre o ano que quer ter? E, mais do que isso: já tomou providências de modo a garantir sua aprovação no concurso que mudará a sua vida? Sempre dá tempo de mudar...
 
Recebemos o artigo de Eunice Brito, psicóloga, coach e consultora de empresas, com atuação há 30 anos no segmento de desenvolvimento humano. Com o título 'Você tem expectativas ou intenções para 2017?', o artigo apresenta, de forma sucinta, o real significado de duas palavras que fazem parte do vocabulário básico de todo concurseiro: 'expectativa' e 'intenção'. Sua correta interpretação, contudo, pode fazer a diferença entre a aprovação ou a frustração na hora de disputar um concurso público.
 
eunice brito concurso foto Marcos Fernandes"Entendo que estes conceitos distintos podem ser aplicados em todos os projetos e objetivos na vida. Nos concursos, esperar entrar porque vai ter estabilidade, por conta de um salário melhor, pode estar na linha das expectativas, onde a pessoa até estuda, mas não coloca sua atenção num propósito real. Se quiser partir para a intenção, vai precisar se planejar, dedicar, estudar e visualizar-se trabalhando no lugar, participando do cotidiano da carreira. Sugiro visualizar o que essa conquista vai impactar na sua vida e das pessoas com quem convive. Com esses passos, serão criadas uma visão de futuro e as condições para sua realização", explicou a especialista.
 
 
Mas, como você, concurseiro, pode identificar se vive uma vida de meras expectativas ou reais intenções? Eunice dá a resposta. "Busque perceber se você assume a responsabilidade, se compromete pelo que realmente quer e avalie se o desejado é algo que está conectado com o propósito e valores da vida. Algumas pessoas atribuem ao outro (tempo, condições, pessoas...) o insucesso pelo que deseja. Aqui, vale o desenvolvimento da autorresponsabilidade. Lembrar que cada pessoa tem em si todas as condições de realização e, como dizia a grande terapeuta Virginia Satir, 'todos temos recursos internos com os quais precisamos lidar de forma bem-sucedida e crescer'", aponta ela, que segue em sua análise.
 
"A dica que deixo aos concurseiros é para que eles tentem examinar-se neste processo de mudança e crescimento, sobre a possibilidade de possíveis vozes internas, que trazem sensações de baixa autoestima, de limitações e descrenças aprendidas e que não autorizam a pessoa ao crescimento. Ainda citando Virginia Satir, 'pessoas são basicamente boas. Para conectar-se e validar sua autoestima elas precisam encontrar seu próprio tesouro interior; e ver que podem reagir ou responder aos problemas'. Ninguém muda o passado, mas pode fazer a diferença no presente. A chave é olhar para dentro de si e descobrir o que mora ali, e trabalhar manifestações de suas potencialidades".
 
Para quem já estuda para concursos há algum tempo e ainda não conseguiu aprovação, Eunice, que é também fundadora da Semilla Treinamento Empresarial e uma das organizadoras da Formação no Modelo de Validação Humana Virginia Satir, dá dicas finais para aqueles que, eventualmente, percebem-se meio perdidos nestes tempos de crise e de escassas oportunidades.
 
"Perceba que, muitas vezes, a pessoa está reagindo à pressão do estresse, ao invés de responder às situações do presente. Prestar atenção em si, buscar alinhar o pensar, o sentir e o fazer. Estude, determine, crie uma visão de futuro positiva e inspiradora conectada com seus valores. Trabalhe consigo possíveis crenças limitadoras a respeito do sucesso de seus empreendimentos. Para isso identificar uma situação em que viveu o sucesso. Lembrar que o próprio nascimento é um movimento em direção ao sucesso da vida. Não importa como foi ou o que aconteceu, se a pessoa está viva tem dentro de si o registro de um momento vitorioso". Em tempo, leia a íntegra do artigo 'Você tem expectativas ou intenções para 2017?'.

Por um 2017 sem procrastinação! É agora ou nunca!

 
Este é outro artigo, muito interessante, de outro especialista que, a pedido da FOLHA DIRIGIDA Online, também adaptou seus conceitos à realidade dos concurseiros. "Já se passaram alguns dias de 2017, e eu quero saber: o que você já fez até aqui? Quais daqueles sonhos e planos que você colocou na lista de desejos para 2017 já estão saindo do papel? O que você tem feito para transformar estes sonhos em realidade? Muitos reclamaram de 2016, mas eu te pergunto: quem é você em 2017? Você é alguém novo para este ano novo ou é o mesmo do ano passado?", questiona ele.
 
"Autoconhecimento e planejamento são dois aspectos essenciais para qualquer realização. O primeiro diz respeito a saber identificar seus pontos positivos e aqueles que devem ser trabalhados, sabendo também das principais habilidades e competências. Objetivos profissionais e de vida também devem ser levados em conta e as capacidades que devem ser desenvolvidas para atender a tais desejos, assim como dons e talentos, missão e visão de vida. Entre outros aspectos", explica José Roberto Marques, master coach senior e presidente da escola de coaching IBC.
 
O especialista aponta que deixar para estudar de última hora, ou mesmo somente após a divulgação do edital de abertura, não é uma atitude segura para quem realmente deseja passar em um concurso. Ser aprovado em um cargo público requer muita disciplina e estudo, é um processo que precisa de tempo, dedicação e foco. É claro que você não precisa dedicar seu tempo 100% aos estudos, mas planejá-lo a fim de otimizá-lo é de suma importância.
 
"Ao identificar todos os quesitos do autoconhecimento, é preciso se planejar para atingir suas metas, respeitando todos os seus anseios e aspectos, em um planejamento realista, constando objetivos, metas e prazos a serem cumpridos. Aproveitar o tempo que temos significa ter atitude, perseverança, determinação. Significa ainda ter sonhos, ter fé em si próprio, acreditar no poder da luz que você tem dentro de si. A falta de fé é amiga íntima da procrastinação".

Dicas para fugir do desânimo e da procrastinação

  



É necessário cadastrar seu e-mail abaixo para visualizar os arquivos e ter acesso completo ao conteúdo!
 


Serviço



Curso Grátis – Aqui
Apostila Grátis em PDF Aqui
Video Aulas Grátis – Aqui

Para mais informações consulte o nosso blog.

SHARE THIS

Autor:

No RD5 Notícias maior blog de informações sobre concursos públicos, esportes, entretenimento política, tecnologia e negócios você fica por dentro das principais e últimas notícias do dia, além de assuntos relacionados ao Mundo do Brasil e da Bahia para seu conhecimento diário.

0 comentários: