terça-feira, 24 de janeiro de 2017

De porteiro a delegado federal. Aprenda com quem passou em 15 concursos


Se há um assunto do qual José Roberto Lima pode falar com propriedade é experiência em concursos públicos. Na estrada há mais de 30 anos, colecionando nada menos que 15 aprovações, hoje ele é delegado aposentado da Polícia Federal, professor de Direito Penal e Mestre em Educação pela Unicen, da Argentina.

José reuniu toda a sua bagagem no livro "Como Passei em 15 Concursos". As aprovações começaram com o cargo de porteiro da UFMG e passaram por funções como detetive da Polícia Civil de Minas Gerais, escriturário da Caixa Econômica Federal, técnico do Tesouro Nacional, além, é claro, de delegado da Polícia Federal.

Toda essa trajetória não foi tão simples: terminando o ensino médio já com 25 anos, o caminho até a graduação em Direito, na UFMG, além das aprovações, envolveu trabalhos como vendedor de loja e segurança. Foi nesse segundo posto que seus estudos para concurso se intensificaram, ao ouvir as aulas de um curso preparatório onde trabalhou.

Com tanto conhecimento adquirido durante toda essa fase da vida, José Roberto é capaz de apontar desde os erros mais simples na preparação para concursos públicos, até dar dicas e recomendações aos candidatos que ainda estão perdidos pelo caminho.

Carreira Pública: Transformando seu Plano em Metas

José Roberto Lima será um dos palestrantes no ciclo de palestras "Carreira Pública: Transformando seu Plano em Metas", da FOLHA DIRIGIDA Online. Ele falará sobre sua trajetória, passará dicas de como estudar para concursos, além de compartilhar toda a sua experiência no caminho até a aprovação.
 


De porteiro a delegado federal. Aprenda com quem passou em 15 concursos

4 dicas rápidas e eficazes para concurseiros

José Roberto Lima deixou uma prévia do que poderá ser visto em sua palestra: quatro dicas rápidas e eficazes para o concurseiro adotar em seu caminho para a aprovação. Quatro dicas que também podem funcionar como quatro pontos de checagem do que está certo ou errado na sua preparação. Confira abaixo!

 De porteiro a delegado federal. Aprenda com quem passou em 15 concursos

1. Faça a opção por um curso preparatório ou videoaulas

José considera o ambiente de uma sala de aula importantíssimo para a preparação do candidato. Ele mesmo considera que teve um salto no aprendizado durante o período da vida em que ouvia as aulas de um curso em que trabalhava como agente de segurança. "Ler é importante. Mas memorizamos muito quando ouvimos", comenta.

2. Não menospreze conteúdos considerados fáceis

Para ele, a tese de que os conteúdos difíceis são os que fazem a diferença entre os candidatos não passa de mito: "Não adianta acertar as questões difíceis, que são poucas, e errar as muitas fáceis". A recomendação geral é que o candidato não direcione seus estudos apenas aos tópicos considerados difíceis, já que 80% das questões são de conteúdos considerados fáceis.

3. Estude pouco, mas todos os dias

Seguindo a mesma linha de diversos outros especialistas em concursos públicos, a recomendação é a de que estudo em excesso pode ser prejudicial. José Roberto acredita que passar horas e horas estudando pode levar o candidato a se cansar e passar a rejeitar os estudos. "Estudar é, literalmente, uma atividade física, com a única diferença que é concentrada no cérebro", acrescenta.

4. Ganhe o hábito de gostar de estudar

Parece estranho dizer para uma pessoa passar a gostar de algo de uma hora para a outra, mas, na teoria do especialista, estudar funciona da mesma forma que outros hábitos: basta um pouco de persistência e de frequência, algo como dois meses estudando, para que o candidato se acostume e comece a gostar de aprender. "Ninguém se torna jogador compulsivo porque participou de um bingo beneficente. Mas vá jogar todas as noites para ver o que acontecerá", brinca.
 
 
É necessário cadastrar seu e-mail abaixo para visualizar os arquivos e ter acesso completo ao conteúdo!
 



Serviço
Lista de Aprovados – Aqui
Gabarito do Concurso Aqui
Resultado Divulgado – Aqui

Para mais informações consulte o nosso blog.

SHARE THIS

Autor:

No RD5 Notícias maior blog de informações sobre concursos públicos, esportes, entretenimento política, tecnologia e negócios você fica por dentro das principais e últimas notícias do dia, além de assuntos relacionados ao Mundo do Brasil e da Bahia para seu conhecimento diário.

0 comentários: